Greve de ônibus. O que fazer com os empregados?

Foto: A Gazeta

Desde a semana passada protestos e paralisação de motoristas e cobradores de uma empresa de transporte de ônibus de Vitória têm causado dúvidas em síndicos e administradoras de condomínios sobre o quê e como fazer para que os funcionários cheguem ao local de trabalho.

Entre as dúvidas e perguntas enviadas para o SIPCES estão:

- Como lidar com essas faltas de funcionários agora com a greve de motoristas e cobradores de ônibus?

- Pode ser descontado nos dias de férias? Desconta o dia de trabalho? Ou abonar?

O SIPCES esclarece que:

1) Greve no transporte coletivo impede que o funcionário vá ao trabalho. De forma geral, logo, não há que se falar em justa causa.

2) Se o condomínio precisa do funcionário, deve dispor ao mesmo de transportes, seja esse Uber ou táxi, ou até mesmo providenciando um carro para buscar e levar os funcionários de volta para casa.

3) Nesta situação atual específica, ressaltamos que os protestos e greves se resumem às linhas municipais de Vitória (conhecidos e chamados pela população de “verdinhos”). Os ônibus intermunicipais do sistema Transcol estão operando. Assim, verifique se no local onde mora o trabalhador é rota de passagem desses ônibus e o informe sobre essa possibilidade.

Condomínios filiados podem acionar o Sipces, através dos síndicos, via telefone (3421-6302) ou e-mail sipces@sipces.org.br para atendimento de questões urgentes.

Onde tem condomínio, tem o SIPCES.