Coronavírus: morador quebra portas e cadeados para usar áreas comuns de prédio

Um condomínio localizado em Jardim da Penha, em Vitória, conseguiu proibir na Justiça que um morador, que é oficial da reserva da Polícia Militar, use as áreas de lazer do condomínio durante a quarentena. O prédio suspendeu o uso das áreas comuns no último dia 20 de março como medida de combate ao novo coronavírus, mas entre os dias 20 e 24 de março, o morador insistiu em adentrar as áreas como salão de festas, academia e piscina, chegando até a quebrar as portas e cadeados. Ele realizou dois arrombamentos e fez seis entradas indevidas nas áreas, segundo a ação.

A liminar, proferida na sexta-feira (27) pela juíza Danielle Nunes Marinho, da 2ª Vara Cível de Vitória, determina que o morador não entre ou use ou danifique as áreas de lazer do condomínio sob pena de multa diária de R$ 1 mil. Segundo o Sipces (Sindicato Patronal dos Condomínios) esse é o primeiro caso de discordância sobre uso de área de lazer durante a pandemia que vai parar na Justiça.

O advogado do Sindicato, Hugo Felipe Longo de Souza, explicou que o condomínio tentou resolver o problema internamente, e chegou a notificar e emitir duas multas para o morador, de dois salários mínimos cada uma (R$ 2.078 cada uma). Como o morador continuou tentando entrar nas áreas de lazer, quebrando as portas, a síndica resolveu acionar a Justiça.

“Foram três ou quatro notificações antes de entrar com a ação na Justiça. O morador, desde o dia 20 de março, alegava que não estava em isolamento e insistia em entrar no salão de festa, churrasqueira e academia. Ele meteu o pé na porta da academia, do salão de festas e arrombou o cadeado da piscina. Ele fez uma série de estragos e falou que não iria se curvar às regras do condomínio”, afirmou o advogado.

A Polícia Militar foi procurada, mas se limitou a dizer que é uma decisão pessoal do militar e não envolve a corporação. O militar não foi localizado.

Fonte: jornal Metro / portal ES360