Redução da taxa Selic e reflexos nas aplicações financeiras

O COPOM (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, no dia 19 do corrente mês, reduziu a taxa Selic (taxa básica de juros) para 5,50% (cinco vírgula cinquenta por cento), a menor taxa desde 1996. Tal mudança ainda não refletiu na redução dos juros ao consumidor, especialmente empréstimos e taxas de cartão de créditos, estes cada vez mais abusivos, já ultrapassando a casa dos 300% ao ano.

Todavia, no campo das aplicações, especialmente aquelas de menor risco (investimentos de renda fixa como poupança, CDBs com taxas pós-fixadas, fundos DI e títulos do Tesouro Selic), terão menor rendimento, pois  atreladas à taxa Selic ou à taxa DI, muito próxima da taxa básica de juros.

Exemplificando para facilitar o entendimento: aplicação em poupança com a taxa Selic em 5,50% renderá 3,85% ao ano, ou seja, para ganhar dinheiro nesta nova realidade é preciso diversificar aplicações, o que pode significar correr riscos (mercado de ações, por exemplo), ou, dentro de investimentos mais seguros e sem riscos, buscar a melhor aplicação e deixar o dinheiro mais tempo aplicado.

Uma das opções de investimento seguro é aplicar em LCI (Letra de Crédito Imobiliário), pelo período de um ano, o rendimento será superior a poupança.

Ressaltamos que o FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO garante depósitos ou aplicações até o limite de 250 mil reais, portanto, não há risco efetuar aplicações garantidas pelo FGC.

Os condomínios que possuem depósitos decorrentes de arrecadação do fundo de reserva, aplicados em poupança, podem avaliar aplicar em aplicações seguras mais rentáveis, e por tempo maior, desde que, não tenham previsão de uso imediato deste recurso. Considerando que a  movimentação deste fundo, geralmente, somente por deliberação assemblear, cabe ao síndico avaliando as oportunidades levar o assunto para apreciação dos condôminos.

Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o assunto e dados sobre investimentos, sugerimos ler matéria publicada no ESTADÃO, acessando o seguinte link:

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,analista-dizem-que-juros-caem-a-5-50-hoje-veja-ficam-seus-investimentos-nesse-cenario,70003015346

Conhecer o mercado de aplicações é essencial para fazer seu dinheiro render, pense nisto, leia e se informe. Cabe ao SIPCES manter a categoria informada para tomada das melhores decisões.