Vai pegar a estrada? Deixe sua casa protegida

Destino escolhido, hospedagem reservada, passagens compradas ou malas no carro, e só o que se passa pela cabeça são as expectativas pela viagem de férias, de Carnaval ou do feriadão. Mas quanto maior for o tempo previsto para ficar fora de casa, mais é preciso tomar alguns cuidados, para que o período de diversão e relaxamento não vire uma dor de cabeça.

Cuidados de segurança com a casa ou apartamento são essenciais para evitar o risco de ter surpresas desagradáveis no retorno.

“Uma atitude importante é fechar o gás e o registro de água, mesmo que a viagem seja por três ou quatro dias. Imagina se acontece um vazamento, o prejuízo poderá ser enorme. O ideal também é deixar os equipamentos eletrônicos desligados da tomada”, orienta o presidente do Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas Administradoras de Condomínios no Espírito Santo (SIPCES), Cyro Bach Monteiro.

Ele afirma também que, no caso de apartamento, quando a viagem é mais longa, é importante deixar alguém de confiança com a chave e informar ao síndico que essa pessoa deve ser procurada em caso de emergência.

“Mesmo quem mora em casa, também é indicado deixar as chaves com alguém de confiança e pedir que essa pessoa vá ao local retirar as correspondências, abrir as janelas, mostrar que há movimentação no imóvel e que não está vazio”, acrescenta.

Já quanto às lâmpadas, só deixe alguma coisa acesa se for um costume da família.o mais indicado é utilizar fotocélula, que permite acender alguma luz da casa à noite e mantê-la apagada durante o dia.

“Se uma lâmpada de fora fica acesa o dia inteiro, já pode ser um indicativo de que a casa está vazia. O ideal é acender uma luz no interior do imóvel”, orienta Monteiro.

Segundo o síndico profissional Celso Ferreira da Cruz, diretor-presidente da COntacel, é muito importante desligar os registros de água e gás, além de manter o telefone celular atualizado na administradora de condomínio.

“É preciso pensar que pode ocorrer alguma emergência. No quesito segurança, para quem mora em casa, o ideal é ter alarme nas portas e portões e, de preferência, câmeras ligadas ao celular, que permitem ver a movimentação no imóvel mesmo à distância”, alertou.

DICAS DOS ESPECIALISTAS

- Feche os registros de água para evitar vazamentos em banheiros ou cozinhas. Delisgue também o gás, para evitar o risco de explosões.

- Evite falar sobre a viagem perto de estranhos ou mesmo na vizinhança. Ao sair de casa, uma dica é colocar as malas no carro dentro da garagem, e não na rua.

- Deixe uma pessoa de confiança com a chave do imóvel, para, em casos de emergência, poder entrar no apartamento ou casa.

- Se precisar ficar fora de casa por um longo período, avise ao síndico e deixe com ele o contato de quem ficará com a chave do apartamento.

- Para quem mora em casa, o ideal é pedir que alguém vá ao local com alguma frequência, abras as janelas e pegue as correspondências. A movimentação mostra que a casa não está vazia.

- Evite deixar as joias e grandes valores em dinheiro à mostra.

- Feche ou cubra ralos e tampe o vaso sanitário.

- Deixe as lixeiras vazias, para não atrair insetos ou causar mau cheiro.

- Não deixe alimentos expostos.. se possível, deixe a geladeira vazia, desligada e com a porta aberta.

- Tire aparelhos eletrônicos da tomada para evitar acidentes ou que sejam danificados com pique de energia. se possível, desligue o disjuntor relativo às tomadas. Nos apartamentos mais novos, essa separação é identificada nos relógios.

Fonte: Jornal A Gazeta