CARNAVAL – Condomínios devem ficar em alerta

O jornal A Tribuna de hoje trouxe a participação do vice-presidente do SIPCES, Gedaias Freire da Costa, falando sobre os cuidados que síndicos, administradoras de condomínios e moradores devem ter em relação à segurança durante o Carnaval. Confira:

Moradores, síndicos e porteiros devem redobrar a atenção a segurança dos prédios durante o Carnaval. Isso porque, especialmente nos condomínios que ficam próximos às praias, o número de pessoas circulando dentro e fora dos imóveis aumenta no período de Carnaval.

Para o vice-presidente do Sindicato Patronal de Condomínios do Espírito Santo (SIPCES), Gedaias Freire da Costa, é importante agir de forma preventiva. O síndico ou a administradora do condomínio precisa avisar com antecedência aos moradores para que fiquem atentos no período de festas.

“É necessário colocar informativos nos elevadores e portarias como um alerta aos condôminos sobre as normas de segurança. Também é preciso fazer reuniões com os porteiros do condomínio para redobrarem a atenção durante o Carnaval”.

Uma dica valiosa, segundo Gedaias, se refere à conduta do morador. “Quando for viajar, o condômino deve deixar avisado na portaria a ausência da família”, orienta.

Se não houver porteiro, a atenção deve ser ainda maior. “Nos apartamentos mais baixos, o morador deve fechar a janela, colocar travas de segurança e, quando possível, até um sistema de alarme, especialmente onde não tem porteiro. Todo cuidado é pouco”, alertou.

Outra dica importante se refere aos apartamentos alugados para temporada. “O condomínio deve fazer cadastro desses moradores antes de entrarem. É responsabilidade do dono do imóvel passara para essas pessoas as normas do condomínio. Mas, se ele não fez isso, o síndico deve fazer.”