Segurança e desrespeito viram desafios em prédios

Com mais de 580 mil pessoas vivendo em 4.900 condomínios no Estado, entre os maiores desafios que os síndicos enfrentam estão a segurança, a falta de respeito em relação às regras, além dos conflitos entre moradores.

O presidente do Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas de Administração de Condomínios no Estado, Cyro Bach Monteiro, afirmou que há uma preocupação, hoje, com a segurança dos moradores e a redução de custos, o que muitas vezes implica na implantação de portarias virtuais.

“Ela pode funcionar, mas é necessário aprimorar a ideia. No caso de visitantes, ao tentar entrar no local, ele acaba ficando vulnerável aguardando na rua por autorização. O ideal seria criar um 'espaço de clausura', em que o visitante entra em um ambiente fechado, aguarda a liberação, e só depois, entra na segunda porta que dá acesso ao condomínio.”

Ele reforçou, ainda, que a tecnologia nos condomínios é uma tendência e, nem sempre, ter um porteiro 24 horas garante segurança. “Ele também precisa de treinamento constante e de um alto nível de exigência, pois pode deixar passar alguém.”

O presidente também pontuou problemas como o desrespeito a normas, inadimplência e a manutenção dos edifícios.

A síndica profissional, Juliana Lopes Monteiro Mendes, que atua em quatro condomínios da Grande Vitória, enfatizou que o jogo de cintura para lidar com conflitos e a falta de cumprimento das regras também são desafios.

“É preciso que moradores entendam a importância do regramento. Não adianta investir em segurança, equipamentos top de linha, se o cond0ômino passa a senha de entrada ou cede o controle para estranhos. Isso deixa todos vulneráveis”.

Ela destacou o trabalho dos síndicos também como mediadores de conflitos. “Muitas vezes eles criam brigas que nem existem e isso causa uma intolerância. O síndico acaba mediando.”

Os desafios dos condomínios, além das tecnologias e serviços foram alguns pontos apresentados na segunda edição da Expo Condomínio Completo, que terminou ontem em Vitória.

Fonte: Jornal A Tribuna
Fotos: Rodrigo Gavini