Síndico pode ser reeleito inúmeras vezes

Por mais que aconteça, pelo menos a cada dois anos dentro dos condomínios, as eleições para síndico geram dúvidas. Afinal, o principal gestor pode ser reeleito?

O presidente do Sindicato Patronal de Condomínios (Sipces), Cyro Bach Monteiro, explica que o síndico ode ser reeleito por número indefinido de vezes, mas há um erro comum de interpretação. “A lei fala que a reeleição é permitida, mas muitas pessoas entendem que é apenas uma vez, pois tomam como referência cargos políticos”, diz.

Segundo Cyro, para permanecer na função, as contas da última gestão devem ser aprovadas em assembleia. “Quano o síndico é bom, é natural que ele seja reeleito. No entanto, não vale a pena permanecer com um gestor ruim por falta de opção, um condomínio mal gerido pode levar à desvalorização do patrimônio”.

Segundo o diretor da Marco Condominial, Marco Aurélio Nery, é preciso uma nova eleição a cada dois anos, mesmo que  o síndico seja reeleito sempre.

Ele destaca as vantagens de permanecer com o mesmo gestor. “A maior parte dos condomínios faz uma eleição por ano, um prazo curto para colocar em prática as ações propostas. Reeleger um bom síndico significa dar continuidade ao trabalho e, em alguns casos, até economia no dinheiro, já que os investimentos não serão paralisados”.

Marco orienta que os moradores fiquem atentos às características dos candidatos. “Um bom síndico deve ter conhecimento básico de administração, facilidade de comunicação, ser proativo e idôneo”.

Reportagem jornal A Gazeta