Regras de trânsito devem ser respeitadas em condomínio

Reportagem jornal A Gazeta

As regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também devem ser respeitadas dentro do condomínio. Para isso, é importante que a gestão sinalize o local com placas indicativas de direção de velocidade.

O presidente do Sindicato Patronal de Condomínios e Administradoras (Sipces), Cyro Bach Monteiro, explica que dentro de um condomínio o cuidado deve ser redobrado. “É um local onde as pessoas estão distraídas, pois se sentem seguras. Crianças, idosos e até adultos”.

Segundo o secretário de Trânsito, Transporte e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann, não há fiscalização de trânsito nestes locais, mas se houver uma ocorrência, como uma batida ou atropelamento, ela será apurada como em qualquer via. “Os condomínios, principalmente os maiores, devem ter uma sinalização adequada, com uma regra de circulação. As placas devem indicar a direção que os carros devem seguir e a velocidade máxima, que não deve ultrapassar 20 km/h”.

Como não há fiscalização dentro do condomínio, multas, por parte a Guarda Municipal, não são aplicadas. Mas a gestão condominial pode penalizar administrativamente o morador que descumprir as regras.

“É importante que as regras estejam no Regimento Interno, quem descumprir pode levar multa. Como é difícil mediar a velocidade de um veículo sem equipamento, os condomínios podem instalar um medidor”, diz Cyro.