Você sabe quanto tempo duram as grades e as telas?

Reportagem Caderno de Imóveis do jornal A Gazeta

Você confia nas telas de proteção ou nas grades de segurança do seu apartamento? Saiba qual material escolher e em quanto tempo fazer a manutenção.

O primeiro passo antes da instalação no apartamento é avisar ao condomínio. “Além de deixar o síndico ciente de que haverá prestadores de serviço no local, é importante conferir quais as cores e os modelos são autorizados pela gestão. É preciso manter um padrão entre todas as unidades”, orienta o presidente do Sindicato Patronal de Condomínios (Sipces), Cyro Bach Monteiro.

Quando o assunto é tela de proteção, existem diversos materiais. Segundo o dono da empresa Vitória Redes, Edson Amaral, as telas de polietileno virgem são as mais duráveis e seguras. “Estas duram para toda a vida, mas a cada cinco anos é preciso verificar se os ganchos estão em bom estado ou enferrujados. Os galvanizados são mais duráveis”.

Ele afirma que as redes feitas de poliamida têm validade de 3 anos, enquanto as nylon, 6 meses. “Se a pessoa não souber qual o material da sua tela, recomendo que contrate alguém para avaliar. Pois estas redes dão poucos sinais de ressecamento, rasgam toda de uma vez, comprometendo a segurança da família”.

Sobre as grades, o dono da Serralheria Monte Belo, Mário Silva, alerta: as de alumínio são decorativas. “Não aguentam o peso de uma criança ou a força de um ladrão. Grade precisa ser de ferro. Para não enferrujar e perder a eficiência, deve ser pintada acada 6 meses ou galvanizada. A segunda opção dura toda a vida”.