Saiba as regras para o uso de espaços comuns

Reportagem Paula Gama, jornal A Gazeta - 27 de outubro

As áreas de lazer estão cada dia mais solicitadas nos prédios. Buscando mais segurança e comodidade, os moradores têm utilizado mais os salões de festa, os espaços gourmet e as churrasqueiras para reuniões com os amigos. Com o aumento da demanda, surgem dúvidas sobre as regras de uso desses espaços. É no regimento interno que está especificado como cada área deve ser utilizada. Está documentado, por exemplo, se haverá cobrança de taxa para a reserva.

“Cobrar uma taxa para limpeza é o usual. Quem usou retira excesso, e o condomínio faz a limpeza minuciosa. Mas também é comum embutir na cobrança taxa de uso do ar-condicionado, louças e outros itens do local”, afirma o presidente do Sindicato Patronal de Empresas de Administração de Condomínio (Sipces), Cyro Bach Monteiro.

Cada apartamento, em geral, tem direito a um número de reservas por ano, a menos que as instalações não sejam muito solicitadas. “Também é importante lembrar que o morador precisa marcar com antecedência e estar com a cota condominial em dia. O inadimplente só tem direito de usar esses espaços depois de fazer negociação da dívida”, ressalta o diretor do Núcleo de Administradoras da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-ES), Glauco Marinho.

A lista de convidados deve respeitar a capacidade do espaço, determinada nos documentos condominiais.