Workshop Uso, operação, manutenção e reforma das edificações

O SIPCES e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espíriot Santo – SINDUSCON-ES convidam para o Workshop USO, OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E REFORMA DAS EDIFICAÇÕES: A importância para Condomínios, Síndicos e Condôminos.

O evento será realizado no dia 09 de novembro de 2016, a partir das 09 horas no auditório do Sinduscon-ES, na Reta da Penha.

Com o objetivo de instruir e subsidiar com informação e uniformização das ações de todos os agentes envolvidos com a edificação, tendo como fatores indutores a revisão das normas ABNT NBR 5674 e ABNT 14037, que apresentam diretrozes para elaboração dos manuais e do sistema de gestão de manutenção da edificação e da norma ABNT NBR 15575, que estabelece níveis de desempenho, sugestões de prazos de garantias, e que destaca a importância do correto uso e manutenção do imóvel. Somadas a elas, a recente norma ABNT NBR 16280, que estabelece os requisitos para os sistemas de gestão de controle de processos, projetos, execução e segurança a serem adotados na execução de reformas em edificações, completano o conceito do correto uso do imóvel.

O workshop tem como função ressaltar que a durabilidade de uma edificação está ligada não só aos fatores relacionados ao projeto e execução da obra, mas, também, ao correto uso e manutenção, principalmente a manutenção preventiva. Portanto, é importante realizar esforços conjuntos no sentido de mudar a cultura da falta de cuidados e atenção rotineiros com a edificação e esclarecer a todos quanto à responsabilidade das partes.

PALESTRANTE – Líliam Araújo

Arquiteta e urbanista, Mestre em Engenharia Civil pela UFES com MBA em Gestão Ambiental. Diretora Técnica da Naturalmente Projetos e Consultoria. Consultora da Norma de Desempenho no ES junto ao SINDUSCON-ES, sendo instrutora em mais de 20 turmas sobre a implantação da Norma de Desempenho e na elaboração de mais de 15 manuais de Uso, Operação e Manutenção de Edifícios Residenciais, Comercias e de Serviços e de relatórios de caracterização de sítios. Prêmios: Internacional Petrobras SMS em 20009, Prêmio Tião Sá na categoria Pesquisa Ambiental da Prefeitura de Vitória/ES e IAB na categoria Projeto de Arquitetura. Coordenadora técnica do programa vencedor do Prêmio Responsabilidade Ambiental CBIC 2011 pelo SINDUSCON-ES.

Evento gratuito. Vagas limitadas.
Clique AQUI e faça a inscrição exclusivamente pelo site: www.sinduscon-es.com.br
Informações: (27) 3434-2062
E-mail: materiais@sinduscon-es.com.br

Workshop