SIPCES prestigia lançamento do programa Porteiro Amigo do Idoso

O SIPCES participou na noite de ontem do coquetel de lançamento da 2ª edição do programa Porteiro Amigo do Idoso, realizado no SENAC Vitória, em Bento Ferreira, na capital.

Porteiro Amigo do Idoso é uma realização do SENAC em parceria com a empresa Bradesco. Totalmente gratuito para porteiros e zeladores de condomínios residenciais e comerciais, realizado de forma leve e lúdica. O programa visa promover a valorização do profissional porteiro e desenvolver a excelência no atendimento à pessoa idosa presente nos condomínios.

Uma ótima iniciativa, na opinião do presidente do SIPCES, Cyro Bach Monteiro. “A população está envelhecendo. É preciso que os síndicos e administradoras possam se atualizar e atualizar seus empregados, preparando-os para essa realidade”.

Opinião compartilhada pela gerente do centro de educação do Senac Espírito Santo, Flávia Santos. “O idoso passa por muitas dificuldades e limitações no seu dia a dia. Desde andar pelas ruas, dada a falta de conservação das calçadas, ao simples descer de um ônibus. É um programa de sensibilização para essa realidade”.

De acordo com a instrutora Cláudia Souza, os porteiros experimentam, durante o programa, as sensações vividas pelos idosos, em atividades dinâmicas.

O PROGRAMA

Em pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 32 países, os porteiros foram apontados como "o melhor amigo do idoso". E quem já chegou à melhor idade sabe que, quando filhos e netos não estão em casa, eles são como membros da família. Sempre dispostos a ajudar, esses profissionais fazem a diferença no dia a dia, seja para ajudar a carregar coisas pesadas, seja para acioná-los em uma emergência.

Lançado há cinco anos em Copacabana, no Rio de Janeiro, o curso chega a sua 2ª edição em Vitória. Para 2016/2017 estão previstas seis turmas, com até 25 participantes cada, totalizando 150 porteiros.

As oficinas de capacitação totalizam 12 horas de aulas, distribuídas ao longo de três dias, onde os porteiros aprendem a se colocar no lugar dos idosos e a lidar com situações comuns para quem convive com pessoas longevas. Para isso, a oficina promove uma vivência utilizando óculos para dificultar a visão e pesos nos pés e nas mãos, entre outros artifícios, de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

Fotos de William Almeida - Senac/DR - ES

Coquetel de lançamento e apresentação da 2ª Edição do programa Porteiro Amigo do Idoso Gerente de educação do Senac Espírito Santo, Flávia Santos Presidente do SIPCES, Cyro Bach Monteiro, fala sobre a importância do programa Porteiro Amigo do Idoso

Clique na imagem e confira o calendário. Inscrições já abertas para as turmas de 2016.

Porteiro Amigo do Idoso