Uso de água da chuva em prédios novos

Reportagem Lorrany Martins - A Tribuna - 18 de maio

Para evitar alagamentos e melhorar a sustentabilidade do município, a Prefeitura de Vitória quer exigir que as novas construções tenham reservatórios para o armazenamento de água da chuva e que ela seja reutilizada. Essa é uma das propostas sustentáveis em discussão no Plano Diretor Urbano (PDU) da capital.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Lenise Loureiro, a proposta é que imóveis com área de terreno igual ou superior a mil metros quadrados terão de captar água da chuva.

“A ideia é exigir isso de bacias, identificadas pela prefeitura, com risco de alagamento, como Bento Ferreira, Jardim Camburi, avenida Leitão da Silva, entre outros”, explicou Lenise.

A previsão é que seja definida uma regra para que essa água não seja lançada nas ruas da capital nos momentos de chuva.

Outra proposta é o reuso da água da chuva em condomínios e novos imóveis. “Queremos que os novos prédios tenham um sistema de tratamento e reuso da água utilizada”, afirmou a secretária.

No prédio da dona de casa Maria Ciléa Siqueira, na Praia do Canto, isso já acontece. No condomínio onde mora, foi construído um sistema de reutilização água.

“Acho ótimo, pois além de economizar nos custos de água, a medida ajuda o meio ambiente. Seria maravilhoso se essa ideia se espalhasse para mais condomínios e prédios”, disse Maria.

ECONOMIA

Segundo o vice-presidente do Sindicato Patronal de Condomínios do Espírito Santo (Sipces), Gedaias Freire da Costa, é possível reduzir em até 30% o consumo de água com a instalação de sistemas sustentáveis em prédios.

“Há alguns condomínios na Grande Vitória que já adotam essas medidas. E, mesmo quando é de forma rudimentar, tem essa economia”, ressaltou.

O diretor da construtora Lorenge, Euler Lorezon, destacou que a tendência é a implantação desses sistemas nos novos edifícios.

“A reutilização da água é um pouco mais complexa, mas construímos tubulações separadas por onde passa a água de máquinas de lavar e do banho. Essa água é reutilizada para descargas, lavagem de garagem e outras finalidades.”