Bomba submersa. Manutenção garante bom funcionamento

Está certo que o Brasil tem sofrido com a escassez de chuva, mas não é por isso que você, que mora ou trabalha em um local de alagamento constante e, além disso, tem a garagem do seu prédio subterrânea, vai descuidar de alguns itens e pontos essenciais que ajudam nesses momentos difíceis. Antes que as fortes chuvas cheguem e tragam as já conhecidas inundações e alagamentos, vamos falar sobre um desses itens: a bomba subterrânea, conhecida também como bomba-sapo.

As inundações são mais comuns do que se imagina, já que a água escoa e se acumula nesses ambientes subterrâneos. Além disso, em alguns condomínios as garagens são construídas no nível do lençol freático, o que ocasiona em uma grande retenção de água em seu interior.

É nessa hora que entra em ação o trabalho das bombas subterrâneas. Instaladas de forma correta, as bombas vão retirar a água, funcionando como uma drenagem do local.

Quando falamos em instalar de forma correta, é porque muitos desconhecem que esse tipo de bomba precisa ser instalada e mantida dentro de um ambiente com água, caso contrário, elas queimam, e o que era somente um problema, viram dois.

Mas que uma coisa fique bem claro. A bomba deve ficar dentro d’água, não o painel de controle. Também não adianta ligar a bomba para drenar a água da garagem se a chuva forte e o “rio” que se formou na sua rua insistirem em continuar. A água retirada vai voltar a escoar para a garagem.

E tenha muita atenção quanto à manutenção das bombas. Ligue a bomba constantemente, pelo menos a cada quinze dias, e não apenas quando precisar usá-la, pois muito tempo sem uso pode fazer com que os rolamentos travem.

A instalação de uma bomba submersa requer um estudo técnico realizado por especialistas, pois será preciso um poço para armazenar o equipamento. E não deixe de checar as instalações elétricas do seu prédio.

Após todos esses cuidados, só resta mesmo torcer para que a chuva não seja tão forte assim.