Inadimplência em condomínios na Grande Vitória aumenta 22% em janeiro

Reportagem ES Hoje

Levantamento realizado pelo Sindicato Patronal de Condomínios (Sipces) apontou aumento de 22% de inadimplência nos condomínios da Grande Vitória neste mês de janeiro, comparado à média mensal.

O crescimento da inadimplência já era esperado, por diversos fatores, e tornou-se uma constante nesse período do ano. O principal fator que contribui para esse crescimento é o vencimento de várias outras contas, como impostos, material escolar, rematrículas de escolas, faculdades e cursos como inglês, e até mesmo as contas de Natal que começam a chegar neste período.

Segundo o presidente do Sipces, Cyro Bach Monteiro, outro fato que contribui para a inadimplência diz respeito também ao valor da multa dos condomínios por atraso que é de 2%. Ele explicou que muitos condôminos optam pagar outras contas e acabam deixando o condomínio para depois.

E há, ainda, o caso em que o morador viaja e não faz a programação do pagamento da cobrança na devida data.

Historicamente, esses números voltarão à normalidade do mercado entre os meses de fevereiro a abril, com as devidas quitações e negociações dos meses em atraso.

Monteiro reforça a importância do planejamento anual dos condomínios. O atraso pode comprometer a qualidade dos serviços prestados.