Interfone. Importante auxílio na segurança

Pode até passar despercebido em alguns momentos, mas os interfones são de extrema necessidade e importância, principalmente quando considerados um dos componentes do sistema de segurança.

Equipamentos modernos oferecem uma série de facilidades que reforçam essa função ao gravar voz e vídeo ou tirar fotos, além de permitir a comunicação remota quando o morador da unidade está em outro local. Tudo muito diferente de quando servia apenas para garantir o conforto e agilidade no atendimento aos empregados do condomínio ou visitantes.

O aparelho permite a comunicação entre empregados e condôminos, auxilia no controle e acesso de visitas e contribui para uma maior privacidade dos moradores. Mais do que a segurança o interfone auxilia nas emergências dentro do elevador, servindo como instrumento de comunicação com a portaria ou diretamente com a equipe de manutenção.

Fica até difícil imaginar um condomínio sem interfone. “É um importante equipamento de auxílio diário, e quando dá defeito, geralmente é por má utilização e até mesmo vandalismo”, reforça Cyro Bach Monteiro, presidente do SIPCES.

Em caso de defeito no sistema de interfone, a responsabilidade pelo conserto é do condomínio, a não ser que seja identificado que o dano tenha sido causado pelo mau uso do equipamento na unidade condominial. Nesse caso o proprietário ou inquilino da unidade condominial é quem arcará com a despesa.

Veja a edição completa do informativo: Versão PDF InfoSIPCES Março - Abril 2015