IPTU 2015. Desconto pode chegar a 20%

As prefeituras da Grande Vitória e alguns municípios do interior do Estado já começaram a distribuir os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2015 para os contribuintes. E o desconto para quem optar pelo pagamento integral do imposto pode chegar a 20%.

É assim em Cariacica, onde foi criada a campanha “Pague em dia, pague menos”. O desconto máximo, de 20%, poderá ser usufruído por todos os contribuintes que recolheram o imposto em cota única nos últimos cinco anos e assim também o fizerem em 2015. Também há possibilidade de descontos de 10 e 15%, além do parcelamento.

Em Vila Velha o pagamento do IPTU 2015 poderá ser feito em até seis parcelas, sendo que quem pagar em cota única terá desconto de 8%. O vencimento para a cota única e primeira parcela dos parcelamentos é dia 10 de abril. A previsão é que os carnês comecem a ser distribuídos no início de março.

No município de Serra o pagamento poderá ser efetuado em cota única, com desconto de 10% ou em até seis parcelas. O vencimento da cota única e da primeira parcela será em 12 de maio. A partir de 15 de fevereiro cerca de 180 mil carnês serão entregues aos contribuintes da cidade.

Na capital o imposto pode ser pago em cota única com desconto de 8%. No caso do valor a ser pago ser de até R$ 100,00 o parcelamento poderá ser feito em cinco cotas. Acima desse valor, o imposto pode ser pago em até 10 vezes. A cota única e a primeira parcela vence no dia 26 de março.

Em Viana os descontos vão de 5 a 20% e os carnês começam a chegar aos imóveis em março. Em Cachoeiro de Itapemirim o pagamento da cota única dará um desconto de 15%.

SAIBA MAIS

O IPTU é o imposto municipal que incide sobre os imóveis localizados nas áreas urbanas, estando esse imóvel edificado (casa, apartamento, loja) ou não (terreno). O IPTU é calculado com base no valor do imóvel atribuído pela Prefeitura. Esse valor é conhecido como “valor venal do imóvel”, e é calculado de acordo com os critérios estabelecidos por cada município.

Acesse a Versão PDF InfoSIPCES Janeiro - Fevereiro 2015