SIPCES e Síndicos no combate a assaltos em condomínios

Atento ao que ocorre no dia a dia da cidade, o SIPCES, representado pelo seu vice-presidente, o advogado Gedaias Freire da Costa, participou de uma reunião organizada por síndicos de condomínios localizados no Centro de Vitória na noite dessa quarta-feira (05/11), para debater medidas e ações para coibir os assaltos e problemas relacionados à insegurança que tem afetado diariamente os condomínios residenciais e comerciais do bairro.

A segurança nos condomínios foi questionada de diversas formas, passando pela atuação dos entes públicos para a inibição e combate à prática criminosa no bairro, como pelo treinamento dos empregados dos condomínios e atitudes dos condôminos, que podem evitar e auxiliar no combate ao crime.

Para Gedaias Freire da Costa cada um tem um papel importante nessa participação. “Não basta colocar um porteiro, por exemplo, e fazer a instalação de equipamentos se não treinar o empregado, ou o condômino insistir em não cumprir regras básicas de segurança e o Poder Público não atuar na região. Quanto ao síndico, ele deve ter uma atuação preventiva”, orienta o advogado.

O síndico Vilmar Maria de Oliveira, um dos organizadores do encontro, acredita que a troca de informações e experiências entre os síndicos do bairro e uma maior cobrança por ações efetivas junto aos órgãos competentes trará os resultados esperados: maior segurança para todos.

Ao final deste primeiro encontro ficaram definidas algumas ações:

a) criação de um banco de dados de eventos ocorridos nos condomínios. Para tanto o SIPCES encaminhará para cada condomínio localizado no Centro uma correspondência relatando o objetivo desta reunião e a comunicação de ocorrências;

b) Nova reunião a ser definida pelo SIPCES, com participação do Poder Público.