Férias. Período que requer atenção especial

O período de férias escolares deste meio de ano, em julho, vem chegando e coincidirá com a segunda metade da Copa do Mundo, ampliando a lista de roteiros e destinos durante o período.

Com ele aumentam também as brincadeiras e número de crianças e adolescentes nos condomínios, mas sobre isso o SIPCES já alertou em edições anteriores, onde falamos sobre os cuidados que o período exige e sobre a importância de se realizar uma manutenção constante nos equipamentos da área de lazer, principalmente na área de piscinas.

Dessa vez o alerta fica por conta da segurança nos condomínios. Além dos cuidados devido às comemorações dos jogos da Copa do Mundo (veja nas páginas anteriores), os condomínios tendem a ficar mais movimentados durante o período.

O SIPCES orienta que os moradores deixem as chaves com algum parente ou amigo próximo, desde que não more no mesmo condomínio, e deixe avisado a um vizinho de sua inteira confiança sobre a sua viagem, pois assim ele poderá vigiar a sua residência. Cancele, também, a entrega de jornais e revistas durante esse período.

O síndico deve orientar os condôminos sobre as situações que mais expõem o condomínio a riscos e evitar dar férias aos empregados durante esse período, para não comprometer o bom funcionamento do condomínio num momento em que as unidades são mais visadas.

Antes disso o síndico já pode inspecionar o sistema de segurança, verificando o funcionamento do circuito de alarmes e TV interna do condomínio. Em condomínios com grandes áreas externas deve-se redobrar a atenção, especialmente à noite.

Junto às empresas de segurança condominial, pode-se negociar uma intensificação das rondas nas proximidades do conjunto habitacional.

Veja edição completa do informativo: VERSÃO PDF - InfoSIPCES Maio - Junho 2014