Entrevistadores do IBGE visitam condomínios

Síndicos e porteiros devem estar atentos quando receberem os entrevistadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso porque a entidade federal está realizando a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PPNAD), e muitos condôminos podem desconhecer o motivo da visita desses profissionais.

Ao todo estão sendo visitados 880 domicílios por trimestre em 73 municípios do Espírito Santo. Cada domicílio receberá cinco visitas, uma a cada três meses, e a participação dos moradores é importante para o resultado do trabalho.

“A coleta é muito complicada porque as pessoas têm medo, às vezes não ouviram falar da pesquisa e ficam receosas em abrir a porta para nosso entrevistador. Por isso essa divulgação do SIPCES irá nos ajudar a realizar um trabalho de extrema importância para nossa sociedade”, ressalta a supervisora da PNAD Contínua no Espírito Santo, Shella Bodart.

Bodart reforça que o morador que tiver alguma dúvida pode confirmar a visita do IBGE em sua residência por telefone. Para isso basta ligar para o 0800-7218181 e informar o nome ou matrícula SIAPE do entrevistador, que deverá estar com o aparelho de entrevista e usando o crachá de identificação do IBGE no momento da visita, como mostra na foto a entrevistadora Jamila Pereira Louzada.

O resultado dessa pesquisa permite que os gestores públicos coloquem em prática projetos e programas sociais para que possam resolver ou amenizar os problemas que afligem a população brasileira, como falta ou mau uso de escolas, hospitais, segurança, transporte público e empregos.

Veja edição completa na VERSÃO PDF - InfoSIPCES Maio - Junho 2014