Orientações para o bom funcionamento do condomínio nos dias de jogos

O SIPCES aponta algumas orientações para os dias de jogos do Brasil durante a Copa do Mundo, de forma a garantir o bom funcionamento do condomínio. Confira:

1. LIBERAÇÃO DO EMPREGADOS - Os empregados em jornada normal de trabalho poderão ser dispensados nos dias de jogos do Brasil.

2. EMPREGADOS EM REGIME DE ESCALA -  Esses devem cumprir a jornada normal de trabalho, saindo ou chegando no horário da real jornada, seja ela 18:00 ou 19:00hs.

Não há que se falar em horas extras, não há jornada extraordinária.

3. SEGURANÇA - indiscutível que a preocupação com a segurança deve aumentar nos dias de jogos da Seleção Brasileira, cabendo a cada condomínio adotar mecanismos de alerta aos condôminos, moradores, prestadores de serviços e funcionários.

4. ENTREGA DE ENCOMENDAS - O mais recomendando é que norma condominial não permita acessos dos entregadores aos apartamentos e que cada condômino vá até a portaria receber suas encomendas, especialmente, nos dias de jogos do Brasil, quando, provavelmente, muitas famílias poderão não estar em seus imóveis, aumentando a vulnerabilidade do local.

 5. ABERTURA DE PORTÕES - Sugerimos que os condomínios verifiquem o tempo de abertura dos portões, recomendando que os condôminos ao saírem do edifício, façam apenas quando constatar o fechamento total dos portões.

6. VIGILÂNCIA É DE TODOS - Cada condômino deve relatar ao síndico ou empresa administradora, erros ou fatos que tenham presenciado, para que seja providenciado a devida correção de procedimentos.

7. TV NAS PORTARIAS - Este é um assunto polêmico, pois a TV retira do empregado a concentração necessária, mas nos dias dos jogos do Brasil é recomendado permitir o uso de TV´s , orientando os porteiros a redobrarem  suas ações e atividades, inclusive, no sistema de monitoramento, se houver, cumprindo com maior rigor as normas de segurança, inclusive, acessos de pessoas ao edifício, que devem ter acesso somente se autorizadas.

8. BEBIDAS ALCOÓLICAS - Não é porque é jogo do Brasil que está liberado/permitido aos funcionários utilizarem bebidas de teor alcoólico, no horário de expediente ou fora deste dentro das áreas comuns do condomínio.

Estas são as orientações que o SIPCES entende pertinentes, cabendo a cada condomínio ou administradora adotá-las ou implementar outras que for cabível.