30 de novembro - Dia do Síndico

O SIPCES parabeniza síndicos e síndicas pelo DIA DO SINDICO, que este dia seja de comemorações, alegrias e congratulações. Gestão condominial demanda capacitação constante, buscar novos conhecimentos e  novas práticas, pois, o setor condominial vem passando por transformações que exigem estar antenado com as novas mudanças.

Anualmente, o SIPCES disponibiliza uma grade de eventos visando proporcionar esta capacitação: Curso Gestão e Organização condominial, normas tributárias aplicadas a condomínios,  PPRA e PCMSO, Conhecendo e Interpretando a Convenção Coletiva de trabalho,  Folha de pagamento, Departamento pessoal avançado, Conselho Fiscal, manutenção e conservação, dentre outros.

Alguns condomínios já estão colocando em suas Convenções requisitos para elegibilidade do sindico, dentre estes, possuir curso de gestão em condomínios, excelente iniciativa, pois, amplia os horizontes e será candidato aquele que tiver interesse em conhecer normas condominiais.

É o inovando sempre, para 2014 novos cursos e palestras estão sendo preparadas: Seguro (direitos e obrigações), E-Social ou Sped Folha, contabilidade básica para condomínios, Ações Trabalhistas (questões atuais e riscos), alem dos cursos já ministrados e que tem grande demanda.

Para inovar sempre é preciso gestão condominial transparente, redução de custos, cronograma de manutenção e conservação, realização de assembleias, envolver os condôminos (participarem de reuniões), não pode ser novidade, é obrigação dos síndicos e sindicas, eleitos para representarem e defenderem os interesses da coletividade.

O ano de 2014 também será um ano de desafios, com a implantação do Sped Folha (E-social), novas obrigações na área trabalhista que exige conhecimento e alterações na rotina do departamento de pessoal; acessibilidade (prefeituras estão cobrando atendimento as normas de acessibilidade), como atender fazer, quais as dificuldades ou impossibilidades; separação do lixo (lei de resíduos sólidos) obriga os condomínios efetuarem a educação ambiental dos condôminos.

Bom, não queremos falar de desafios, mas, estes existem, o que queremos neste momento é parabenizar todos os síndicos e síndicas por este dia.