Profissionalização na gestão de condomínios

Sábado, dia 30 de novembro, é comemorado o Dia do Síndico. A atuação desse profissional vai além da administração do condomínio e envolve ainda a resolução de conflitos. Nos últimos anos, percebe-se que houve uma maior profissionalização nesse setor.

Presidente do Sindicato Patronal de Condomínios (Sipces), Gedaias Freire da Costa comenta que o próprio sindicato tem ofertado cursos para os profissionais, principalmente nas áreas fiscal e de manutenção.

“É preciso conhecimento para administrar um condomínio. O síndico convive com um universo grande de demandas e tem que cumprir com as suas responsabilidades legais.”

Um dos aspectos que podem ser observados é a segurança e a apresentação dos profissionais que trabalham nos condomínios. Um exemplo é o uso de uniformes pelos trabalhadores.

“O uso de uniformes profissionais é bom para a imagem da empresa, além da segurança no trabalho. Moradores e visitantes sentem mais tranquilidade quando são atendidos por funcionários uniformizados, pois transmitem o profissionalismo e organização da empresa, higiene e também seriedade da própria marca”, afirma Theodomiro Zaché, proprietário da empresa Uniformes & Cia.

O empresário confirma que aumentou a procura de uniformes pelos condomínios e administradoras, principalmente para quem atua como porteiro, servente e com jardinagem.

A empresa, localizada no polo de confecção da Glória, em Vila Velha, fornece uniformes de todos os tipos, exceto escolar, de diferentes tecidos, incluindo calça, camisa, bermudas, blusas, jalecos, saias.

“Além de melhorar a imagem que o condomínio passa, de organização, segurança e higiene, o uso do uniforme também faz com que o funcionário tenha um sentimento de pertencimento, e isso é positivo para a relação de trabalho”, disse Zaché.

Fonte: Jornal A Tribuna