Com apoio do SIPCES, workshop esclarece normas para construções

Mais um evento de sucesso foi realizado na manhã de hoje, em Vitória, com integral apoio do SIPCES. Estamos falando do workshop sobre uso, operação, manutenção e reforma das edificações, evento organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon).

Representando condomínios, administradoras de condomínios, construtoras e empresas prestadoras de serviços, o auditório do sindicato recebeu cerca de 50 pessoas, que atentamente acompanharam a palestra da arquiteta e urbanista Líliam Araújo.

O objetivo dessa ação é de instruir e subsidiar com informação e uniformização das ações de todos os agentes envolvidos com a edificação, tendo como fatores indutores a revisão das normas ABNT NBR 5674 e ABNT 14037, que apresentam diretrizes para elaboração dos manuais e do sistema de gestão de manutenção da edificação e da norma ABNT NBR 15575, que estabelece níveis de desempenho, sugestões de prazos de garantias, e que destaca a importância do correto uso e manutenção do imóvel. Somadas a elas, a recente norma ABNT NBR 16280, que estabelece os requisitos para os sistemas de gestão de controle de processos, projetos, execução e segurança a serem adotados na execução de reformas em edificações, completando o conceito do correto uso do imóvel.

O workshop tem como função ressaltar que a durabilidade de uma edificação está ligada não só aos fatores relacionados ao projeto e execução da obra, mas, também, ao correto uso e manutenção, principalmente a manutenção preventiva.

Para Luiz Cláudio Mazzini Gomes, diretor de materiais e tecnologia do Sinduscon, essa interação trará muitos benefícios. “É importante que a gente comece a divulgar e difundir, a mudar a cultura de como os cuidados devem ser feitos, não só no pós-uso, mas também por parte das construtoras. Temos que demonstrar para o usuários os sistemas que compõem a edificação, a periodicidade com que precisa ser feita a manutenção. O objetivo é comum”.

Para o vice-presidente do SIPCES, Gedaias Freire da Costa, o tema abordado é de extrema importância para o setor. “É um trabalho muito importante, uma vez que precisamos intensificar a discussão e participação de todos os envolvidos, principalmente quando tratamos de reforma e manutenção. É fundamental saber como cuidar da nossa edificação, de nosso patrimônio, para que tenham vida útil mais longa”.

Segundo a palestrante, Liliam Araújo, alguns pontos abordados merecem destaque. “Algumas normas estabelecem novos paradigmas e as construtoras estão se mobilizando para atender esses novos padrões. Destaco a forma como deve ser feita a gestão das reformas. Vejo que as pessoas pedem coisas sem saber o que estão pedindo, e acabam autorizando serviços sem segurança, porque não entendem a documentação pedida pela norma”.

NORMAS DESTACADAS NO EVENTO
a) NBR 15575 – DESEMPENHO – Edificações Habitacionais – Desempenho
b) NBR 14037 – MANUAL – Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações. Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos.
c) NBR 5674 – GESTÃO DA MANUTENÇÃO – Manutenção de edificações - Requisitos para o Sistema de Gestão de Manutenção
d) NBR 16280 – REFORMAS – Reforma em edificações – Sistema de Gestão de Reformas - Requisitos

Gedaias Freire da Costa - Vice-presidente do SIPCES Líliam Araújo - Palestrante Luiz Cláudio Mazzini Gomes (diretor do Sinduscon) abre o workshop Workshop Uso, operação, manutenção e reforma das edificações