Com apoio do SIPCES, workshop esclarece normas para construções

9 de novembro de 2016

Mais um evento de sucesso foi realizado na manhã de hoje, em Vitória, com integral apoio do SIPCES. Estamos falando do workshop sobre uso, operação, manutenção e reforma das edificações, evento organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon).

Representando condomínios, administradoras de condomínios, construtoras e empresas prestadoras de serviços, o auditório do sindicato recebeu cerca de 50 pessoas, que atentamente acompanharam a palestra da arquiteta e urbanista Líliam Araújo.

O objetivo dessa ação é de instruir e subsidiar com informação e uniformização das ações de todos os agentes envolvidos com a edificação, tendo como fatores indutores a revisão das normas ABNT NBR 5674 e ABNT 14037, que apresentam diretrizes para elaboração dos manuais e do sistema de gestão de manutenção da edificação e da norma ABNT NBR 15575, que estabelece níveis de desempenho, sugestões de prazos de garantias, e que destaca a importância do correto uso e manutenção do imóvel. Somadas a elas, a recente norma ABNT NBR 16280, que estabelece os requisitos para os sistemas de gestão de controle de processos, projetos, execução e segurança a serem adotados na execução de reformas em edificações, completando o conceito do correto uso do imóvel.

O workshop tem como função ressaltar que a durabilidade de uma edificação está ligada não só aos fatores relacionados ao projeto e execução da obra, mas, também, ao correto uso e manutenção, principalmente a manutenção preventiva.

Para Luiz Cláudio Mazzini Gomes, diretor de materiais e tecnologia do Sinduscon, essa interação trará muitos benefícios. “É importante que a gente comece a divulgar e difundir, a mudar a cultura de como os cuidados devem ser feitos, não só no pós-uso, mas também por parte das construtoras. Temos que demonstrar para o usuários os sistemas que compõem a edificação, a periodicidade com que precisa ser feita a manutenção. O objetivo é comum”.

Para o vice-presidente do SIPCES, Gedaias Freire da Costa, o tema abordado é de extrema importância para o setor. “É um trabalho muito importante, uma vez que precisamos intensificar a discussão e participação de todos os envolvidos, principalmente quando tratamos de reforma e manutenção. É fundamental saber como cuidar da nossa edificação, de nosso patrimônio, para que tenham vida útil mais longa”.

Segundo a palestrante, Liliam Araújo, alguns pontos abordados merecem destaque. “Algumas normas estabelecem novos paradigmas e as construtoras estão se mobilizando para atender esses novos padrões. Destaco a forma como deve ser feita a gestão das reformas. Vejo que as pessoas pedem coisas sem saber o que estão pedindo, e acabam autorizando serviços sem segurança, porque não entendem a documentação pedida pela norma”.

NORMAS DESTACADAS NO EVENTO
a) NBR 15575 – DESEMPENHO – Edificações Habitacionais – Desempenho
b) NBR 14037 – MANUAL – Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações. Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos.
c) NBR 5674 – GESTÃO DA MANUTENÇÃO – Manutenção de edificações – Requisitos para o Sistema de Gestão de Manutenção
d) NBR 16280 – REFORMAS – Reforma em edificações – Sistema de Gestão de Reformas – Requisitos

Gedaias Freire da Costa - Vice-presidente do SIPCES Líliam Araújo - Palestrante Luiz Cláudio Mazzini Gomes (diretor do Sinduscon) abre o workshop Workshop Uso, operação, manutenção e reforma das edificações

Facebook Comments
Voltar

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: