Crise hídrica exige atenção e ações efetivas

20 de setembro de 2016

DICAS DE ECONOMIA DE ÁGUA – SIPCES

O agravamento da crise hídrica é uma realidade dura e noticiários alertam que vai começar o tal racionamento. Sabemos que a redução de consumo sempre foi o forte do cidadão, a exemplo do racionamento no consumo de energia.

Precisamos fazer mais, conscientizar cada cidadão, para a necessidade urgente e real de economizar água, reduzindo efetivamente nosso consumo diário e mensal.

Estabeleça metas, diária, semanal ou mensal, faça uso de todas as dicas divulgadas pelo SIPCES através do site, informativo, facebook e de outras mídias. O importante é reduzir o consumo de água.

SIPCES há bastante tempo vem conscientizando os síndicos e administradores de condomínios através de suas palestras, cursos, informativo e atendimento presencial  sobre o consumo da água. Síndicos e empresas administradoras de condomínios precisam arregimentar forças, unir condôminos, moradores e prestadores de serviços nesta tarefa. Algumas ações podem ser adotadas pelos condôminos, vejamos:

a) Colocar um balde dentro do box do banheiro, utilize a água do chuveiro para jogar no vaso;
b) Troque descargas antigas por descargas de dois tempos;
c) Troque torneiras antigas, com temporizador ou aerador;
d) Reduza o tempo de banho;
e) Verifique a possibilidade de utilizar a água de tanques e máquinas de lavar roupa, para limpeza geral do edifício;
f) Reutilize a água de limpeza da piscina (aspiração drenando) para com a mesma água complementar o nível da piscina;
g) Realize o reuso da água do ar condicionado;
h) Lave frutas e legumes utilizando uma bacia e uma escova vegetal para remover a sujeira;
i) Apague as luzes ao sair dos ambientes, afinal as hidrelétricas utilizam água para gerar energia;
j) Cheque vazamentos nos encanamentos da unidade e não deixe torneiras pingando. Um simples gotejamento pode gastar cerca de 45 litros de água por dia;
k) Coloque uma garrafa de 1,5 litro dentro da caixa de descarga. Essa pratica garante a economia de 1,5 litro a cada descarga;
l) Não jogue óleo de fritura na pia. Um litro de óleo pode contaminar até 400 mil litros de água e é nocivo ao meio ambiente.

O importante é que não temos tempo. O tempo nos empurra para urgentemente agirmos para a redução do consumo de água. Calcule sua meta, pegue seu consumo diário e promova ações para reduzir no mínimo 30%.

Essas são ações eficazes.

Facebook Comments
Voltar

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: